sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DIVULGUE, FAÇA SOAR A VOZ GUARANI KAIOWA



Vídeo: Salve Dilma, aqueles que vão morrer te saúdamhttp://vimeo.com/41571615

Petição para presidente Dilma: https://secure.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?aIYWidb&external

Leia a íntegra da Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil:
  http://blogapib.blogspot.com.br/2012/10/carta-da-comunidade-guarani-kaiowa-de.html

Leia a íntegra da Carta de Comunidade de Passo Piraju-Dourados-MS frente à ordem de despejo da Justiça Federal da TRF 3 São Paulo:
http://racismoambiental.net.br/2012/10/carta-de-comunidade-de-passo-piraju-dourados-ms-frente-a-ordem-de-despejo-da-justica-federal-da-trf-3-sao-paulo/

CAMPANHA SOLIDÁRIA AO POVO GUARANI E KAIOWA: http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/campanha-solidaria/

Petição EU APOIO A CAUSA INDÍGENA   http://www.causaindigena.org/ 

Comitê Internacional de Solidariedade ao Povo Guarani e Kaiowá: http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/2012/10/18/luta-pela-vida-e-contra-etnocidiogenocidio/

Filme sobre o assassinato do lider Kaiowá Nísio Gomes e a luta dos povos Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul para a demarcação de seus territórios tradicionais. De Felipe Milanez E Paulo Padilha- A Luta Guarani:http: //youtu.be/OoyaR5KZGvM

DIVULGUE, FAÇA SOAR A VOZ GUARANI KAIOWA


O GRITO GUARANI KAIOWA - Frente a ordens de despejo de terras sagradas, indígenas decidem por morte coletiva, e pedem para serem enterrados no local. (COMPARTILHE AMADOS AJUDEM OS INDIOS) GRATIDÃO AS FLORESTAS BRASILEIRAS NÓS ESTAMOS JUNTOS NÓS SOMOS UM)

"Nos matem e enterrem coletivamente"

"Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico,
decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai- MS." Esse é o comunicado da comunidade indígena para o Governo e Justiça Federal."

"Comemos comida uma vez por dia. Passamos isso dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários dos nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais.
"Já aguardamos esta decisão. Assim, se é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay pedimos que nos enterrem todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos desse local com vida e nem mortos. Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado." (Carta da comunidade).

De acordo com o MPF, os índios ocupam apenas dois hectares dos 762 hectares totais da propriedade
| Foto: José Cruz/ABr


A campanha "somos todos Guarani Kaiowá" traz, talvez, a esperança que o final da frase volte para o original e que o povo Guarani Kaiowá consiga uma empatia e uma mobilização da acomodada sociedade brasileira para mudar seu destino. Se não, toca a alargar ainda mais a concepção de humano, para que abarque mais um genocídio inominável.


Nas últimas semanas, além do futebol de sempre, dois assuntos ocuparam as manchetes: o julgamento do chamado "mensalão" e, em São Paulo, o programa de combate a homofobia, grotescamente apelidado de "Kit Gay". Quase nenhuma importância se deu a uma espécie de testamento de uma tribo indígena. Tribo com 43 mil sobreviventes.

A justiça federal decretou a expulsão de 170 índios na terra em que vivem atualmente. Isso no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy. Isso diante de silêncio quase absoluto da chamada Grande Mídia. (Eliane Brum trata do assunto no site da revista Época)





"Estamos vivendo em um tempo em que a ganância do homem esta fazendo a Terra  adoecer"
Luz para os guerreiros adormecidos dentro de nós,
Abraços,
Grace Kelly 


Kangã hisunwügu geleha
Katotegehele inkodan hisunwügü


Nenhum comentário:

Postar um comentário