sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia 8 de março, DÊ RESPEITO E...nos outros, também...


Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Dentre muitas mulheres guerreiras e maravilhosas, abaixo sito algumas de imenso exemplo para esse mundo...as quais eu me orgulho muito!!!

A jovem Aesha Mohammadzai ficou conhecida no mundo inteiro, ao sair na capa da revista americana Time, em agosto de 2010, com o rosto mutilado, vítima de um casamento abusivo. Quase três anos depois, a afegã de 19 anos mostra o resultado de uma série de cirurgias reconstrutivas. Aesha virou o símbolo da luta contra a opressão das mulheres no Afeganistão. Ela teve o nariz e as orelhas cortados pelo marido e pela família dele, depois que tentou fugir.Ao aparecer na capa da Time, Aesha ganhou a ajuda de diversas pessoas. Agora, ela vive nos Estados Unidos, no estado de Maryland, com uma família que a “adotou”. Lá, ela tem tratamento médico e ganhou até uma irmã mais nova, de 15 anos.Para reconstruir o nariz de Aesha, os especialistas estimularam a produção de tecido na testa dela, e essa porção extra foi transplantada para o nariz. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, a afegã também teve tecido do antebraço transplantado no rosto.


As feridas de Aesha irão cicatrizar em breve. Mas apenas as visíveis, já que ela levará pelo resto da vida o trauma da agressão. - Eu era abusada pelo meu marido e pela família dele todos os dias. Mentalmente e fisicamente. Um dia, isso se tornou insuportável e eu fugi. Eles me apanharam e me colocaram em uma prisão por cinco meses. Quando fui ao juiz, ele me enviou de volta para o meu marido. Naquela noite, eles (a família do marido) me levaram para as montanhas - relembrou ela, em entrevista à emissora ITV. - Eles amarraram minhas mãos e pés. E disseram que a punição seria cortar meu nariz e orelhas. E foi isso o que fizeram. Aesha foi deixada nas montanhas para morrer, mas conseguiu chegar à casa do avô. - Quando eles cortaram meu nariz e orelhas, eu desmaiei. Acordei no meio da noite, e senti como se tivesse água gelada no meu nariz. Abri os olhos e nem conseguia enxergar por causa de todo o sangue - contou a afegã à rede de notícias CNN. Quando Aesha completou 12 anos, o pai a prometeu em casamento para um membro do Talibã, para quitar uma dívida. Ela chegou a ser forçada a dormir no estábulo, com os animais. Nunca tinha ido para a escola, nem celebrado o próprio aniversário. Agora, se diz feliz com a nova vida.- Eu quero dizer às mulheres que sofrem algum tipo de abuso, para serem fortes. Nunca desista, nem perca as esperanças...Aesha.


                                    

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.
Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Corajosa e dedicada, Anita foi homenageada em Santa Catarina com o nome de dois municípios: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em Salvador foi homenageada com o nome de uma avenida; em Curitiba com o nome de uma praça e em diversas cidades com nome de ruas. Anita Garibaldi (1821-1849) nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. De família portuguesa, veio dos Açores para Santa Catarina. Filha de Maria Antônia de Jesus e Bento da Silva, modesto comerciante da cidade de Lages. Anita Garibaldi, com a morte de seu pai, foi obrigada a casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. No dia 30 de agosto de 1835, com apenas 14 anos, casa-se na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. O casamento durou apenas três anos, o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe. Em 1835, desembarca no Rio de Janeiro, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi. Nesse mesmo ano participa da Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), onde conheceu Anita Ribeiro da Silva, que também lutava na revolução. Anita, já unida a Garibaldi, participou ativamente do combate em Imbituba, Santa Catarina e da batalha de Laguna onde carregou e disparou um canhão. Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho, foi informada que seu marido havia morrido. Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura, localizando o marido na cidade de Vacaria. No dia 16 de setembro de 1840 nasce seu filho Domênico Menotti. O casal teve mais dois filhos, Teresita e Ricciott. Em 1842 casam-se na paróquia de San Bernardino. No mesmo ano eclodiu a guerra contra a Argentina, onde Garibaldi comandou a frota uruguaia. Em 1947, Anita acompanha o marido, que volta para Itália, levando seus três filhos. Giuseppe permanece em Roma onde realizavam-se as primeiras manifestações públicas que resultariam nas lutas pela unidade e independência da Itália. Anita e seus filhos seguem para Nice, na França. Depois de vários combates, Garibaldi viaja para Nice, onde encontra-se com Anita, seus filhos e sua mãe. Em 1949, Garibaldi e Anita seguem para os combates em Roma, mas são perseguidos e durante a fuga, próximo a província de Ravenna, Anita é acometida por febre tifoide e não resite. Anita Maria de Jesus Ribeiro morre no dia 04 de agosto de 1849. Em Roma, na colina de Gianicolo, foi erguido um monumento equestre, onde está enterrado seu corpo.


 Em 1926, uma menina nasceu na enfermaria de caridade no Los Angeles County Hospital, que se tornaria um dos ícones mais famosos e duradouro de todos os tempos - Marilyn Monroe. Infância Norma Jeane Mortenson foi volátil como ela foi passada de familiares a amigos da família e muitas vezes ficou em orfanatos como resultado da saúde mental de sua mãe. Para evitar outro orfanato ficar um amigo da família orquestrou uma proposta de casamento, quando ela tinha 16 anos de idade. Quando seu marido foi transferido para o Pacífico com a marinha mercante, Norma Jeane começou a trabalhar em uma linha de montagem em uma fábrica de aeronáutica.Em 1945, um fotógrafo tirou uma foto da morena deslumbrante, enquanto na fábrica e em poucos meses ela se tornou um modelo bem sucedido garantir dezenas de capas de revistas e um teste de tela com a 20th Century Fox. Os executivos dos estúdios, diretores e fotógrafos reconheceu imediatamente a sua capacidade de capturar e prender a atenção de qualquer pessoa na extremidade oposta de uma lente de câmera. Até o final de 1946 seu cabelo tinha se tornado uma sombra de platina de loiro e seu nome foi mudado para Marilyn Monroe. Ao longo de um pouco mais de uma década Monroe cativou o público através de uma multiplicidade de papéis cômicos e dramáticos. O público amava soprosa, o apelo loira combinado com sua abordagem leve comédia em How to Marry a Millionaire, Gentlemen Prefer Blondes, A crise dos sete anos e Some Like It Hot. Ela estava falando sério sobre seu ofício e entregue crível, personagens imperfeitos em não se preocupam em Knock e Niagara. Ela trabalhou com Lee Strasberg no Studio do ator, que se referiu a ela como um dos dois alunos de "centenas e centenas" que se destacaram acima do resto. O outro era Marlon Brando. Em 1956, o New York filme Tempos crítico Bosley Crowther informou sobre o seu papel inovador, "Segure suas cadeiras, todo mundo, e prepare-se para uma surpresa de chocalho. Marilyn Monroe foi finalmente revelou-se uma atriz de Bus Stop. Ela ea imagem são inchar! "Apesar de não ter boas opiniões The Misfits é uma das performances mais impressionantes e indelével Monroe. Ela recebeu um Globo de Ouro por sua performance em Some Like It Hot e uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação em Bus Stop. Em 1962, Marilyn Monroe comprou sua primeira casa em Brentwood e começou a decorá-la com as compras de uma viagem que havia feito ao México. A história pessoal de Marilyn Monroe, realizações e contribuições fizeram dela um dos maiores ícones do mundo. Ela inspirou músicos, escritores e artistas como Madonna, Elton John, Lady Gaga, Carol Oates Joyce e Andy Warhol, para citar apenas alguns, com seu glamour atemporal e de caráter extraordinário. Hoje, mais relevante do que nunca Marilyn Monroe viveu uma vida e deixou um legado que continua a excitar os fãs de todo o mundo.

Na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos.  O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos.  Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero.  Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram.
O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte. No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles.


"Eu sabia que eu pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém"
Marilyn Monroe

MULHER - Linda canção de Elba Ramalho!!!


  
 
Para mim, as lembranças são mais importantes do que os vestidos.
Nunca mais recuarei diante da verdade; pois quanto mais tardamos a dizê-la;mais difícil torna-se aos outros.. ouvi-la.
Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Mas pergunto-me: escreverei alguma vez coisa de importância? Virei a ser jornalista ou escritora? Espero que sim, espero-o de todo o meu coração! Ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias.
Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento para melhorar o mundo.
Anne Frank


Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas. Sêneca
A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova. Léon Tolstoi

"Mais do que ser brisa. E ondular searas e flores. Mais do que ser sol. E inebriar o mundo de mil cores. Acima do que já houve. Do de que há e ainda houver. Está a benção insuperável, extasiante e inigualável de ser tão somente MULHER!" Maria Filomena Ferreira

Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz e Amor!
Agora sim, posso dizer...Feliz TODOS os dias de amor e luta das Mulheres!!!
lindo  Dia Amores,  beijosssssssssss!!!

Grace Kelly Perly





Um comentário:

  1. Parabéns amiga! Lindo texto e importante em conteúdo, pela luta que mulheres passaram, por citar duas de minhas favoritas, Anne Frank e Norma Jeane. Parabéns a você também, grande mulher, mãe, ambientalista e amiga fiel. Te amo.
    Chrysnna

    ResponderExcluir