História
As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Não tenho tempo de desfraldar outra bandeira que não seja a da compreensão, do encontro e do entendimento entre as pessoas. " (Elis Reginaa - sobre o dia da mulher)
Mulheres são como a Lua: com suas fases, às vezes ficam escondidas, mas nunca perdem seu brilho encantador. (autor desconhecido)
Minhas lindas amigas, todos os dias são nossos...devemos aproveitar e lutar por cada segundo sem olhar "muito" para trás!!!
Grace Kelly Perly
Meu Deus como pode errar os fatos historicos assim? essas datas citadas não estão corretas. das de trabalho.
ResponderExcluirO dia 25 de março de 1911 era um sábado, e às 5 horas da tarde, quando todos
trabalhavam, irrompeu um grande incêndio na Triangle Shirtwaist Company,
14 que se
localizava na esquina da Rua Greene com a Washington Place. A Triangle ocupava os
três últimos de um prédio de dez andares. O chão e as divisórias eram de madeira, havia
grande quantidade de tecidos e retalhos, e a instalação elétrica era precária. Na hora do
incêndio, algumas portas da fábrica estavam fechadas. Tudo contribuía para que o fogo
se propagasse rapidamente