sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ativismo e Mobilização para a SUSTENTABILIDADE


www.ativismo.org.br

Você é um agente da mudança de que o mundo precisa? 
Venha participar do curso de Ativismo e Mobilização para a Sustentabilidade. Um espaço formativo e colaborativo para o aprimoramento de práticas, troca de experiências, e o aprendizado focado na organização de campanhas (conteúdos, métodos, conceitos, ferramentas, estratégias).

Sustentabilidade está na moda. Este conceito tem sido abordado com prioridade em praticamente todos os segmentos da sociedade: governos, bancos, empresas, terceiro setor, academia, e movimentos da sociedade civil.
Existe um esforço legítimo para mudar a lógica e as práticas na direção da sustentabilidade. Mas é evidente que muitas dessas apropriações foram embaladas pelo seu crescente prestígio sem implicar em mudanças de comportamento e na compreensão dos seus valores intrínsecos. Persiste um entendimento restrito do seu significado.
Adotar o marketing “esverdeado”, enquanto se mantém a produção pela produção e o poder pelo poder, não transforma efetivamente os processos produtivos em atividades sustentáveis.
Desenvolver não significa crescer ilimitadamente. Não é um fim em si, mas um caminho para promover o bem-estar das pessoas e que deve respeitar os limites da natureza e da vida no planeta.
Se por um lado ainda há certa resistência e apropriações ligeiras do conceito, por outro é possível notar um processo de transformação profunda em diferentes segmentos da sociedade. Há uma tensão crescente entre o atual sistema produtivo e a crise ambiental resultante do estilo de vida contemporâneo.
Essa inquietude cultural já foi sentida em outras épocas de transição da história da humanidade. E neste início de século ela poderá sobrepujar indivíduos e estruturas ainda resistentes à mudança na direção da sustentabilidade.
Uma peculiaridade do cenário da crise atual é que a transição não pode ser lenta e gradual.
É necessário agir com urgência!
Este curso tem por objetivo ser um espaço formativo e colaborativo para o aprimoramento de práticas, de troca de experiências, e aprendizado focado na organização de campanhas para a sustentabilidade (conteúdos, métodos, conceitos, ferramentas, estratégias).
Como desenhar estratégias de ação? Quais técnicas e ferramentas de comunicação e de mobilização utilizar? Como envolver outras pessoas? Como se organizar? Como fazer a avaliação de cenário e de riscos? Quem serão meus parceiros e aliados? ...
A proposta é aprender fazendo. O percurso formativo se baseia em um sistema modular que combina etapas diferentes: ensino à distância online e um período de imersão presencial. Durante este período, palestrantes e participantes estarão envolvidos em uma dinâmica de colaboração continuada voltada para a potencialização de ações transformadoras durante um período de 2 meses. Este curso é organizado por um conjunto de profissionais e colaboradores de diferentes áreas de atuação, idades, e cidades.  É uma iniciativa independente, inter-institucional  e interpessoal, que reúne organizações e pessoas em regime de parceria.

Marcelo Marquesini, 44 - engenheiro florestal
Gabi Juns, 25 - designer
Maria Claudia Kohler, 47 - bióloga
Cassio Martinho, 47 - jornalista
Lorenzo Aldé, 38 - jornalista
Marcela Moraes, 30 - advogada
Rangel Mohedano, 30 - engenheiro ambiental
Mauro Soares, 48 - socioambientalista
Tica Minami, 36 - jornalista
Marcel Taminato, 29 - antropólogo
Diego de Itu, 29 - cientista social
Victor Fisch, 27 - diretor e produtor
Henrique Santana, 30 - psicólogo
Guta de Franco, 30 - mediadora de aprendizagem
Thaís Brianezi, 31 - jornalista



Esta parceria se constitui com base na proposta formativa que articula ativismo e sustentabilidade em uma mesma equação. A organização incubadora do curso para fins administrativos é o Instituto SincroniCidade Para a Interação Social (ISPIS).






O ISPIS tem como missão a Educação para a Sustentabilidade fundamentada em três eixos: Aprendizagem e Criatividade, Diálogo e Participação, e Percepção Ambiental. Os pilares de sua atuação são a Agenda 21, a Carta das Responsabilidades Humanas, a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e a Responsabilidade Global, e os Objetivos do Milênio.
 Colaboradores
Adriana Ramos (ISA), Eduardo Rombauer (Vitae Civilis) , Gisela Moreau (Crisantempo),
Marcos Sorrentino (ESALQ-USP), Marina Silva (IMAS), Tasso Azevedo (Consultor)
Imaflora
5 Elementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário